Blog

07/02/2018

Elipse + Prosys: melhor automação no Masterbus

Desenvolvido na década de 1990 para ser um mecanismo integrado, distribuído para diversas aplicações industriais, o Sistema ABB Advant caracteriza-se por grande capacidade dos controladores, redundância nativa de rede (protocolo Masterbus 300) e estação de engenharia e operação (Advant Engineering e Advant Station) nas plataformas Unix ou Windows NT. Usando o mesmo protocolo de rede proprietária, a Masterpiece tem funções semelhantes – e limitações equivalentes.

Com a tecnologia dando saltos em todas as áreas da atividade humana – em particular nos ambientes de negócio – era inevitável que houvesse mudanças significativas em sistemas e cadeias produtivos, inclusive (e talvez marcadamente) em segmentos industriais. O fato é que, neste novo cenário tecnológico, Advant e Masterpiece passaram a trazer consequências de sua idade de origem: barreiras de integração com outros sistemas de automação.

Para evoluir tecnologicamente, evitando ficar com processos obsoletos, empresas com essas plataformas em seus parques industriais se viam obrigadas a trocar todo o sistema por uma alternativa mais atual, implicando em altos custos de produto, projeto e integração – sem falar na necessidade, sempre algo assustadora, de parar a produção durante períodos de implementação e testes.

Mas a parceria entre Elipse Software e Prosys Engenharia, empresa com vasta experiência na integração de sistemas, permitiu lançar um conjunto de soluções que surge como uma alternativa de atualização tecnológica mais inteligente, menos custosa e muito mais adequada à sempre implacável exigência logística dos negócios.

Projetada para substituir as estações de operação originais da ABB (como as AS500, que já envolvem dificuldade para encontrar peças de reposição), a opção resultante da parceria Elipse-Prosys tem diferenciais como a utilização de um hardware proprietário não baseado em PCs e a fácil conectividade proporcionada pelas soluções Elipse.

Assim, a tecnologia permite a troca de dados e a excelente interação com ERPs, PIMs e sistemas de otimização, tudo isso viabilizado e executado sem parar a produção. Além disso, sua interface possibilita integrar a base de dados de diversos controladores à base de tempo real do Elipse E3, utilizando SDCD, não só habilitando a leitura e a escrita de propriedades de qualquer bloco de controle, mas também provendo uma aplicação gráfica completa para a operação da planta e os principais recursos oferecidos originalmente pelo sistema Advant.

Dessa forma, minimiza-se o impacto da mudança, uma vez que os operadores, já acostumados trabalhar com a interface atual do sistema, não perdem produtividade. A interface apresenta ainda suporte à redundância de rede, tanto na estação como nos controladores, permitindo que a troca de dados aconteça livremente, de acordo com o caminho de rede disponível.

Resumo dos benefícios da migração para a solução Elipse-Prosys:

Atualização da infraestrutura de TI mantendo controladores e redes;

– Economia significativa se comparada à troca de todo o sistema;

Virtualização adequada à política de TI de cada empresa;

Atualização com operação em paralelo, sem parar a produção;

– Conectividade ilimitada, inclusive com outros sistemas e protocolos;

Suporte técnico local com total domínio da solução.

A Prosys está à sua disposição para explicar de forma mais detalhada esta possibilidade de migração e propor alternativas de programação para uma implementação adequada às necessidades do seu negócio.

Compartilhe: